
Nível: Operacional
Prazo: Visão de Curto Prazo
Responsável: Supervisão
1.0 – Visão Geral
Com uma visão de curto prazo e operacional, o imprescindível para a supervisão é o foco nas rotinas, processos e indicadores. É comum e até “natural” que as pessoas criem formas de trabalhar ou processos que mais atendam sua visão ou necessidade, ou seja, visam permitir que algo possa ser feito. Todos ocupam-se em realizar suas tarefas, mas poucas vezes é possível analisar o processo como um todo e suas interligações e desempenho.
1.1 – Rotinas
As rotinas de reuniões e encontros são muito importantes, visando ter uma pauta específica, com controle de processos e quais indicadores serão vistos nestas rotinas, tornando-as de grande valia.
1.2 – Processos
A Gestão de Processos abrange um conjunto de técnicas através das quais a organização analisa a forma como as atividades são executadas, propondo e testando novas formas, melhores, para tal atuação. O mapeamento do processo pode ser com as seguintes ferramentas:
– Mapeamento do Fluxo Atual
– Análise Crítica
– Desenvolvimento do Fluxo Proposto
– Rotinas e Relatórios
– Diagrama de Pareto / Histograma / Gráficos de Controle
– Controle do Ciclo PDCA
1.3 – Indicadores
Os indicadores são primordiais para o funcionamento do processo, pois com eles mediremos sua performance. Podem ser indicadores de qualquer área, mas a partir do momento que os mediremos diariamente e com reuniões semanais e mensais tratando os mesmos, com eventuais ajustes na forma de medição, torna-se possível e até se faz viável a utilização de uma remuneração variável atrelada à evolução dos indicadores e resultados.
1.4 – Áreas
As áreas a serem exploradas pela consultoria serão as áreas comercial, operação, suprimentos, financeiro, recursos humanos e tecnologia de informação.
1.5 – Benefícios
Dentre os principais benefícios das rotinas, processos e indicadores, devem se destacar:
– Rotinas diárias, semanais e mensais para tratar de indicadores e evoluções de possíveis falhas no processo;
– Processos são conhecidos;
– Processos são mais ágeis e/ou são realizados em menor tempo;
– Processos são otimizados;
– Controles e indicadores tornam-se mais eficazes;
– Melhoria contínua dos indicadores e processos;
– Identificação e eliminação de possíveis gargalos.
Fontes
- https://www.google.com/search?q=ciclo+pdca++autorwerkema&client=firefox-b-d&sxsrf=AJOqlzVJJuZpVxjIaf6gUoUqZI6WrMFJCQ%3A1678453114523&ei=eikLZLDLH8LM1sQPu_iXyAU&ved=0ahUKEwiw8KaNtdH9AhVCppUCHTv8BVkQ4dUDCA4&uact=5&oq=ciclo+pdca++autorwerkema&gs_lcp=Cgxnd3Mtd2l6LXNlcnAQAzIKCCEQoAEQwwQQCjoECCMQJzoHCCMQsAIQJzoFCAAQogQ6CAghEKABEMMESgQIQRgBUKYLWNMXYKIZaAJwAHgAgAGpAYgBnwiSAQMwLjeYAQCgAQHAAQE&sclient=gws-wiz-serp
- https://ferramentasdaqualidade.org/pdca/
- https://www.sydle.com/br/blog/mapeamento-as-is-to-be-5eece7bcf36a6f664f705834