Nível: Operacional
Prazo: Visão de Curto Prazo
Responsável: Supervisão

1.0 – Visão Geral
Com uma visão de curto prazo e operacional, o imprescindível para a supervisão é o foco nas rotinas, processos e indicadores. É comum e até “natural” que as pessoas criem formas de trabalhar ou processos que mais atendam sua visão ou necessidade, ou seja, visam permitir que algo possa ser feito. Todos ocupam-se em realizar suas tarefas, mas poucas vezes é possível analisar o processo como um todo e suas interligações e desempenho.

1.1 – Rotinas
As rotinas de reuniões e encontros são muito importantes, visando ter uma pauta específica, com controle de processos e quais indicadores serão vistos nestas rotinas, tornando-as de grande valia.

1.2 – Processos

A Gestão de Processos abrange um conjunto de técnicas através das quais a organização analisa a forma como as atividades são executadas, propondo e testando novas formas, melhores, para tal atuação. O mapeamento do processo pode ser com as seguintes ferramentas:

– Mapeamento do Fluxo Atual
– Análise Crítica
– Desenvolvimento do Fluxo Proposto
– Rotinas e Relatórios
– Diagrama de Pareto / Histograma / Gráficos de Controle
– Controle do Ciclo PDCA

1.3 – Indicadores
Os indicadores são primordiais para o funcionamento do processo, pois com eles mediremos sua performance. Podem ser indicadores de qualquer área, mas a partir do momento que os mediremos diariamente e com reuniões semanais e mensais tratando os mesmos, com eventuais ajustes na forma de medição, torna-se possível e até se faz viável a utilização de uma remuneração variável atrelada à evolução dos indicadores e resultados.

1.4 – Áreas
As áreas a serem exploradas pela consultoria serão as áreas comercial, operação, suprimentos, financeiro, recursos humanos e tecnologia de informação.

1.5 – Benefícios
Dentre os principais benefícios das rotinas, processos e indicadores, devem se destacar:

– Rotinas diárias, semanais e mensais para tratar de indicadores e evoluções de possíveis falhas no processo;
– Processos são conhecidos;
– Processos são mais ágeis e/ou são realizados em menor tempo;
– Processos são otimizados;
– Controles e indicadores tornam-se mais eficazes;
– Melhoria contínua dos indicadores e processos;
– Identificação e eliminação de possíveis gargalos.

Metodologia

2ª Etapa